A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, divulgou recomendações sobre como gerenciar riscos de incêndios florestais prejudiciais, que podem ameaçar as pessoas e o meio ambiente.
O documento atualiza as diretrizes voluntárias anteriores da agência, publicadas há duas décadas, e incorpora novos conteúdos para enfrentar os desafios decorrentes da atual crise climática.
Segundo dados citados pela FAO, previsões apontam que os incêndios florestais extremos se tornarão cerca de 50% mais frequentes até o final do século. Mudanças ambientais ligadas à mudança climática, como aumento da seca, altas temperaturas do ar e ventos fortes, devem resultar em temporadas de incêndios mais quentes, secas e longas.
Atualmente, cerca de 340 milhões a 370 milhões de hectares da superfície da Terra são queimados por incêndios florestais anualmente. Quando esses incêndios se tornam extremos, podem afetar negativamente o desenvolvimento sustentável, ameaçar os meios de subsistência das comunidades e gerar grandes volumes de emissões de gases de efeito estufa.
Data: 30-07-2024
Fontes/Links:
https://news.un.org/pt/story/2024/07/1835311
ΦΦΦ
No comments:
Post a Comment
Your ´re welcome to comment!