My 46th page... dados LIDAR

 


Antes de mais, convém explicar que LIDAR é o acrónimo de Light Detection And Ranging, tecnologia que utiliza alguns princípios físicos para emitir um feixe laser através de um impulso, para em sequência ser retornado. É pela intensidade e pelo tempo de retorno que é gerado cada um dos pontos, dentro de uma nuvem de milhões de pontos. E é pela existência de uma nuvem de pontos que começa a história sobre a integração dos dados LIDAR em Sistemas de Informação Geográfica.

De forma objetiva, a cada ponto são atribuídas as respetivas coordenadas e atributos, incluindo a altitude e a intensidade e são estas características que permitem por exemplo distinguir uma árvore de um edifício. São estes os dados que Portugal se prepara para adquirir para o território continental no âmbito do programa PRR, depois do projeto piloto áGIL que promoveu a aquisição de dados LIDAR para 7 regiões de Portugal, cujos dados estão abertos


Projeto áGIL - Dados LiDAR




Esta aplicação geográfica tem como objetivo a disponibilização pública, para a comunidade técnica e científica, dos dados LiDAR (Light detetection and ranging) adquiridos no âmbito do projeto áGIL.


O projeto (em curso) é financiado pelo ICNF através do Fundo Florestal Permanente, tendo tido início em abril de 2020 e será concluído em junho de 2021. Este projeto-piloto visa gerar produtos cartográficos, a partir de dados de sensor LiDAR aerotransportado, para apoio à gestão das floresta e dos fogos rurais. A disponibilização ab initio dos dados LiDAR visa permitir a exploração desta informação numa maior diversidade de aplicações. 

A avaliação da utilidade dos produtos cartográficos gerados constituirá uma das bases para a tomada de decisão sobre a realização da primeira cobertura nacional de dados LiDAR aéreo.

São disponibilizados dados LiDAR para 7 territórios-piloto, abrangendo um total de cerca de 45 mil hectares: Monsanto; Mafra; Pombal; Sintra | Cascais; Proença-a-Nova | Oleiros; Serra da Lousã; e Vila Pouca de Aguiar.




Nota: a informação aqui recolhida tem como data de referência 7-12-2023


ΦΦ

Entretanto, na pesquisa de informação adicional sobre o projeto acima referido, e na plataforma do ICNF Projeto áGIL - Dados solicitámos acesso a informação sobre a Serra da Lousã,  estando a aguardar o feedback do ICNF ao pedido formulado...





As referências mais recentes que encontramos sobre este tema dos levantamentos LiDAR apontam para que o tema está agora, em 2025, a ser relançado, mas, desta feita, pela DGT...




Notícia


Sessão no auditório da DGT

No dia 29 de abril 2025, às 14h30, a Direção-Geral do Território (DGT) realiza no seu auditório uma sessão sobre o levantamento LiDAR no território continental: Um novo olhar sobre o território. Participe!


A DGT definiu há vários anos como prioridade para o seu trabalho de conhecimento cartográfico do território a obtenção de dados através de tecnologia LiDAR aerotransportado.

A decisão de adquirir estes dados geográficos decorre das mais-valias deste tipo de informação, nomeadamente a sua elevada exatidão posicional e a possibilidade da sua exploração poder ocorrer através de processos automáticos de análise, que podem ser realizados de forma cada vez mais eficiente atendendo à capacidade de computação disponível na atualidade.

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) permitiu enquadrar técnica e financeiramente a aquisição de uma cobertura LiDAR para o território de Portugal continental, mais concretamente na componente C08-Florestas deste plano, na Reforma RE-r20: Reorganização do sistema de cadastro da propriedade rústica e do Sistema de Monitorização de Ocupação do Solo, em particular no investimento RE-C08-i02: Cadastro da Propriedade Rústica e Sistema de Monitorização da Ocupação do Solo. Assim, a DGT coordenou ao longo do último ano a execução de um levantamento LiDAR aerotransportado de Portugal continental.

Neste evento serão apresentadas as especificações técnicas destes dados, assim como a estratégia delineada pela DGT para a sua disponibilização a todos os utilizadores interessados.

Considerando que os dados LiDAR têm uma aplicação transversal para várias áreas de atividade, a DGT convidou alguns membros da Academia para explorarem e estudarem o potencial desta informação no âmbito de vários domínios de investigação. Na sequencia desta colaboração, neste evento será apresentada uma exploração preliminar dos dados, que ilustra a diversidade de aplicações da informação LiDAR.

Com este levantamento LiDAR pretende dotar-se o território de Portugal continental de informação altimétrica atualizada de elevado rigor que possa ir ao encontro das necessidades de múltiplos setores de atividade.

A participação neste encontro é gratuita para todos os interessados, mas sujeita a uma inscrição prévia limitada à capacidade máxima da sala onde decorrerá o evento.

Participe!



Data: 24-06-2025




Fontes/Links:







ΦΦΦ 

No comments:

Post a Comment

Your ´re welcome to comment!

Maritime pines identified as trees that burnt most in wildfires

Maritime pines identified as trees that burnt most in wildfires Burnt area of maritime pines “three times greater than area of eucalyptus” T...