21/08/2025

o fogo começou no Candal e foi até ao Catarredor, Vaqueirinho e Talasnal...

 


14-08-2025 - 14h15


14-08-2025 - 16h40


14-08-2025 - 18h12


14-08-2025 - 18h15


(evacuação da Aldeia do Vaqueirinho)

ΦΦΦ

07/08/2025

Sobre o tema da PROTEÇÃO CIVIL...

 PROTEÇÃO CIVIL

O MIL vai construir saídas de emergência nos locais críticos da Serra da Lousã 

Alguns de nós andamos há anos e anos, em vão, a defender este investimento urgente.

Exequível, porque é simples e barato.

E, sobretudo, muito necessário!

É preocupante que a Câmara Municipal, gerida nos últimos 43 anos pelo mesmo partido, o PS, nunca tenha resolvido este problema básico!

O MIL, na Câmara da Lousã, vai investir na abertura de saídas, alternativas e de emergência, em todos os locais do concelho, na Serra da Lousã, onde o perigo dos incêndios espreita a todo o momento, sobretudo quando o desleixo se junta ao perigo das altas temperaturas.

Com as alterações climáticas e o abandono generalizado, só é responsável incrementar o turismo e convidar à visita das nossas belezas naturais se a segurança das pessoas for assumida sem hesitações pela Câmara e demais organismos competentes.

Ou incompetentes?

Ou negligentes?

Os locais da Serra da Lousã que precisam de saídas de emergência, como do pão para a boca, estão há muitos anos perfeitamente identificados.

São, afinal, becos sem saída para onde é irresponsável insistir no convite à concentração de visitantes sem que as condições de segurança - máxima, não mínima! - estejam garantidas pelos poderes públicos, desde logo a Câmara.

Mais importante do que gastar dinheiro público em diversão - ainda que seja uma semana inteira de festa pelo São João! - é assegurar que todas e todos, residentes e visitantes, crianças, jovens e adultos, possam percorrer tranquilamente o concelho e as freguesias sem correr riscos maiores.

As vias de saída alternativa abrangerão os lugares serranos, as chamadas Aldeias do Xisto e outras, onde tal as autoridades da Proteção Civil confirmem ser necessário, mas também diferentes locais de turismo e lazer da montanha, como o conjunto patrimonial, natural e religioso da Senhora da Piedade.

Importa não fazer como a avestruz.

O seguro morreu de velho! 

Casimiro Simões 

Candidato independente do MIL à presidência da Câmara Municipal da Lousã


Data: 3-08-2025


Fontes/Links:

https://www.facebook.com/share/p/19nLjjxYG6/?mibextid=wwXIfr

ΦΦΦ

Maritime pines identified as trees that burnt most in wildfires

Maritime pines identified as trees that burnt most in wildfires Burnt area of maritime pines “three times greater than area of eucalyptus” T...